01/09/14

Que razões nos fazem shippar certos casais


Estou de volta ^^

Já avisando, daqui em diante tentarei alternar os meus posts neste blog entre resenhas e outros. Como da última vez resenhei Seven Days, aqui estou eu a postar uma espécia de "conteúdo" diferente, onde pretendo apresentar os motivos mais comuns que nos fazem shippar um certo casal - yaoi, é claro. Vou inspirar-me ligeiramente num post que vi uma vez no Elfen Lied brasil, não o encontrei de novo para recorrer, mas estão aí uns ligeiros créditos pela ideia. Tentarei colocar todos os tópicos que me lembrar, mesmo que nós, as fujoshis, não precisemos de muito para surtar ;) Aceito sugestões de motivos novos, caso me tenha esquecido de algum importante, por muito babaca que seja >.<

  • Amor vs Ódio
Como se diz: "O oposto do amor não é ódio, e sim indiferença". Então, o ódio seria o outro lado da moeda. Quando duas personagens se odeiam claramente, estão a demonstrar (principalmente para nós) que não sabem viver sem o outro, precisam de alguém para odiar e só aquela pessoa é merecedora disso. Além de que é extremamente engraçado imaginar juntas dois homens que se odeiam, principalmente se forem forçados a cooperar >.< 
Exemplos: Shizaya (Shizuo + Izaya» de Durarara)

  • Amigos de infância
Este é um dos mais óbvios. Os nossos dois lindos conhecem-se desde pequenos, sabem os receios, gostos e segredos um do outro, as famílias deles conhecem-se e muitas vezes basta um olhar para se entenderem. Provavelmente já fizeram tudo juntos, e embora a história de personagens assim não tenha grandes avanços, nós sabemos o quanto ambos se importam um com o outro. Às vezes são quase como irmãos, de tão próximos. E é simplesmente pela fofura e entendimento deles que nós os shippamos :3
Exemplos: MakoHaru (Makoto + Haru» de Free), EreArmi (Eren + Armin» Shingeki no kyojin)

  • Rivais
Embora por vezes a relação não difira muito de Amor e ódio, há casos em que as personagens são rivais mas fazem questão de passar todo o tempo juntos, quase como amigos. A rivalidade está presente em desafios e na tentativa constante de se tentarem superar, mas no resto do tempo pode ficar mais atenuada, ao ponto de colaborarem e se ajudarem mutuamente, o que os torna ainda mais queridos para nós. Dá aquela sensação de que não sabem viver um sem o outro, porque a vida perderia a graça, os desafios, e não teriam ninguém que merecesse lutar com eles.
Exemplos: NaruSasu (Naruto + Sasuke), KageHina (Kageyama + Hinata), HikaAki (Hikaru + Akira)... ah, procurem shonens ou animes de desporto, rivais não faltam.

  • Companheiros de equipa
Principalmente em animes de desporto, ou aqueles em que personagens são enviadas em missões, quando uma dupla trabalha por um objetivo semelhante, fica claro o quanto funcionam bem juntos. Ver os nossos bebés a trabalhar do mesmo lado e a esforçarem-se por não atrapalhar um ao outro, pelo contrário, determinados a ter importância, é muito tocante. Tal como é tocante ver quando eles conseguem e estão a festejar juntos, sabendo que não conseguiriam sem a ajuda um do outro. 
Exemplos: Acho que em Kuroko no Basket ou Haikyuu quase todas as duplas podem ser shipadas assim

  • Necessidade
Eu sei que em muitos casos que citei acima ou ainda ou citar está presente uma noção de necessidade - para vencer um desafio, ou assim - mas aqui essa ideia é mais extrema. É necessidade um do outro para viver. Mesmo que as personagens possam não ser particularmente próximas, são necessárias para ajudar a atingir objetivos e impedem-se um ao outro de passar certos limites, o que faz toda a diferença no enredo.
Exemplos: EreRi (Eren + Rivaille» Shingeki no kyojin)

  • Personalidades inversas
Bem vs mal, luz vs trevas, gelo vs fogo... Normalmente, quando duas personagens têm personalidades opostas, podem ser associadas a esses elementos. Talvez lutem e discutam muito, talvez nem sempre se entendam muito bem, mas reconhecem a importância um do outro. As personalidades tendem a ser "frio, pouco sociável e calculista" e "impulsivo, sociável e emotivo". E quando se juntam, costumam surgir momentos épicos no anime ^^
Exempos: NaruSasu (Naruto + Sasuke), DouWata (Doumeki + Watanuki)

  • Passado trágico/tocante
Pode ser que no presente nem haja uma relação muito forte entre o par, mas eles compartilham memórias de um acontecimento marcante - geralmente trágico - do passado. Muitas vezes eles não podem falar desse mesmo acontecimento a mais ninguém, e é por terem um segredo só deles que se cria um laço insubstituível. Essa união é bastante bonita e confidencial, porque mesmo que mais tarde possa não dar em nada, continuará lá.
Exemplos: MakuHaru (Makoto + Haruka), Nezushi (Nezumi + Shion» No.6)

  • Amizade forte
Não há muito a dizer, não é? Independenetemento do passado, momentos juntos ou outros fatores que possam ajudar a shipá-los, o que predomina é aquela sensação de amizade, confiança, apoio, honestidade,  consideração e algumas outras menos agradáveis mas ainda assim importantes que todas as amizades têm. Só que aqui é com dois homens, o que para as fujoshis é consideravelmente mais encantador.
Exemplos: TanuNatsu (Tanuma + Natsume» Natsume Yuujinchou), 

  • Beleza
Talvez este seja um pouco difícil de entender, mas cá vai: As personagens mal se falam, mas são ambas bonitas, e num recuadro em que aparecem juntas apenas por coincidência, foi um prato cheio para os nossos olhos... BANG! De repente, surgem montes de fanarts com eles dois e são tão PERFEITOS que só nos apetece torcer por eles, para que os produtores do anime oiçam as nossas preces e criem cenas que os aproximem.
Exemplos: TrioTrash (Kuroo + Tsukishima + Oikawa» Haikyuu)

  • Aluno x Professor
Antigamente eu não gostava, mas agora reconheço que dá certo. Os mestres são mais experientes e tanto servem de inspiração como ensinam/domam/apoiam os alunos. Estes respeitam os professores, esforçam-se por alcançar o nível deles e ajudam no que for possível. Aliás, ajudam-se mutuamente, principalmente se o aluno for competente, e é normal partirem em jornadas juntos.
Exemplos: HibaDino (Hibari + Dino» Katekyo Hitman Reborn)

  • Servo x Mestre
Já no segundo caso, os servos/mordomos/whatever, obrigados a obedecer ao mestre, preocupam-se com o bem estar deles e em fazer tudo de forma a agradar-lhes, chegando a arriscar a vida por eles. Já os mestres, apesar de exigentes e de não demonstrarem grande coisa além de arrogância ou frieza, tendem a ser fortes à sua maneira e dão valor ao seus servos, nos quais confiam grandemente.
Exemplos: SebaCiel (Sebastian + Ciel» Kuroshitsuji)

  • Implicações
Tal como o título diz, é quando as personagens se valorizam imenso, até sabem disso, mas em vez de tornarem os momentos lamechas com frases sentimentais, implicam um com o outro - o que eu considero muito mais engraçado. Além disso, tendem a fazer as personagens revelarem a sua verdadeira personalidade, perder a cabeça e desligarem-se de possíveis regras da sociedade. 
Exemplos: TamaKyou (Tamaki + Kyouya» Ouran)

  • Mãe e Pai
Para quem não entendeu, este é aquele caso em que duas personagens têm de tomar conta de um pequeno grupo, que seriam os filhinhos, então acabam por desempenhar o papel de pai e mãe - o que normalmente é decidido pela personalidade deles. O "pai" é sempre quem ralha e exige mais, e a "mãe" tem uma personalidade mais gentil, até perder a cabeça e chegar a mandar no próprio pai. É muito engraçado >.<
Exemplos: KuroFay (Kurogame + Fay» CLAMP), DaiSuga (Daichi + Sugawara» Haikyuu), TamaKyou (Tamaki + Kyouya» Ouran High School Host Club)

  • Incesto /Twincest
Eu pessoalmente não sou grande fã de incesto, mas se as fãs tiverem um conjunto bonitinho de fanarts, até eu shippo! Sim, há incesto com irmãos do mesmo género, até se forem gémeos, o que provavelmente ainda os torna mais apelativos - porque se conhecem, um deles será mais briguento e o outro mais responsável e protetor, têm a mesma família e provavelmente nenhuma outra personagem combinará melhor com estas.
Exemplos: EdAl (Edward + Alphonse» Fullmetal Alchemist), RinYuki (Rin + Yukio» Ao no exorcist)

  • Carinho
Uma das personagens é mais inocente, inofensiva, pura e essas tretas todas, e a outra, mais forte, acaba por se deixar encantar por essa pureza e decide proteger o primeiro, sabendo que o coitado nunca conseguiria safar-se sozinho. É uma relação protetora e carinhosa, quase maternal, que consiste em muitos salvamentos e cuidados, mas é precisamente por isso que nos parece tão fofinha.
Exemplos: GareNai (Gareki + Nai» Karneval), NezuShi (Nezumi + Shion» No.6)

  • Canon
Se a própria série deixa claro algum tipo de relacionamento, este é oficial e tal - por exemplo, nos próprios yaois - então é canon. E se é canon, podemos shippar à vontade porque existem pelo menos sentimentos por ali >.<

  • Porque sim
Doujinshis, fanarts, fanfics. Em quantidade ao ponto de não pararem de ser jogadas na nossa cara, ou de tanta qualidade que bastou uma para nos encantar. Mesmo que nunca tenhamos imaginado um relacionamento entre certo par, a partir daí torna-se inevitável não relembrar o tal "material de fã" sempre que os vemos de novo. E assim começamos a shippar... ;)


Só não gosto quando, em certas doujinshis ou fics, descaracterizam demasiado as personagens. Às vezes por querem fazer de personagens que se detestam parecerem fofinhas, outras vezes tornando sérias personagens que são por norma descontraídas... pode ficar bonito, mas irrita-me um bocado. Não bate certo na minha cabeça. Mas fazer o quê?

Acho que era tudo por hoje. Sei bem que não trouxe nenhuma novidade para ninguém, mas ainda acho este tipo de post bastante interessante, e gostava de saber se vocês se identificaram. Tive preguiça de pensar em mais exemplos, mas se quiserem sugerir algum, não me importo de acrescentar. Ah, gómen por não ter postado antes, estive mesmo ocupada.

Até breve!

4 comentários:

  1. Yooo tudo bom!?
    Nossa, não sem nem por onde começar, mas de longe minhas situações favoritas são: mestre e servo, professor e aluno (amo,amo,amo essas relações >////< ), passado trágico, personalidades inversas e até mesmo incesto (só se forem gêmeos), e todas essas categorias também são válidas para meus gostos em shoujos. Principalmente professorXaluno >/////<
    Ah sobre os dois casai de Shingeki No Kyojin, nunca pensei em EreArmi,mas shippo muito o EreRi >//////<
    Adorei o post >////<
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me que até há alguns anos achava repugnante professorXaluno, mas da forma como isso é colocado nos shoujos, lá me habituei e passei a gostar. De resto, nem sei como decidir, até porque vai depender dos fanarts que encontrar em cada momento >.< Eu no começo shipava EreArmi, só depois é que comecei a shipar com o Rivaille.

      Eliminar
  2. OI YSSA-CHAN EU SÓ QUERIA COMENTAR QUE EU AMEI O POST PUTA MERDA *0* até parece que eu só ia falar isso aqui rçrçrçrçr - não, pera.
    "Porque sim" MELHOR DESCRIÇÃO SOBRE OS MEUS SHIPS DL~KSAADIPASHDPASDJ AI CRL SGAÇDOUGASDAGDUOASGODAGODÇAUDA PORQUE SIM É NOSSA MELHOR COISA SHIPPEM "PORQUE SIM", RECOMENDO E n
    Eu adoro posts assim, porque sinceramente, eu não sei. MAs é interessante, não há o que negar. Esse seu texto me lembrou duas imagens que eu vejo constantemente nas páginas Yaoi aqui do facebook BR, ou mesmo nos blogs de "piadas" brasileiros - que convenhamos, tem aos montes - criticando ou simplesmente rindo da "desgraça" da mente fujoshis: https://pbs.twimg.com/media/BbYJlxICUAAH5Ce.jpg e http://27.media.tumblr.com/tumblr_m2i5s1pvk71ql335eo1_1280.jpg (esse último ainda com as imagens de exemplo HAHAHAHA)~
    Eu geralmente não tenho nenhum critério ou caço coisas pra shippar, ou numa quantidade excessiva de um ship com o mesmo critério (não que eu tenha pensado nisso pelo menos). Digamos assim, eu gosto de muitos ships "porque sim", e nao era brincadeira XD Se for bonito, se for feio, se me tocar o coração, se me deixar com raiva! São motivos até demais para uma coisa tão simples, mas acabamos percebendo em certo momento que são todas coisas meio estranhas para se shippar algum couple. Desde que conheci o Yaoi, tive já várias "fases", de gostos diferentes. Já gostei muito de Rivais (época de SasuNaru/NaruSasu na minha vida); de Twincest (quando estava vendo Ao no Exorcist, eu adoro shippar eles manooooooo~); Personalidade Inversas, da época que eu shippava muito Destiel (Supernatural)~ De todos, eu tenho carinho muito grande por eles, então basicamente minha fase foi só conhecer mesmo, porque eu ainda gosto bastante de todos. Eu acho que eu fico guardando muito conteúdo pra mim mesma e acabo não comentando ne escrevendo algo na hora certa nos meus blogs, então eu acho super divertido comentar aqui apenas por comentar. Dá uma sensação de liberdade, já que eu shippo muitas coisas HAHAAHHAH
    O legal é que lendo esse texto, os exemplos que você usou, os casais geralmente tem MAIS DE UM motivo de se shippar. Em geral, eu estou gostando e vendo mais shipps que tenham aquela relação cachorro x dono (WTF?) que basicamente é quando um não larga do pé do outro, inconscientemente ou não. Tipo, gosta muito do outro, acaba olhando-o por demais, ou simplesmente implica com o outro e é tão na cara essa fixação apenas por uma pessoa, eu fico KYHAAA KYAHHHH quando vejo ~HDIASPHDIDHIPASHDAIPHDA (como shippi de grupos de kpop; vai os exemplos mais famosos: Jongin correndo atrás do Kyungsoo, e o Luhan atrás do Xiumin... dois exemplos XDD)
    Beijos!! Eu ia comentar outros exemplos enquanto lia o post mas agora já esqueci, ê memória boa que eu tenho -q

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. IGNORE O "YSSA-CHAN", CONFUNDI TEU NOME COM O DA YSSA-CHAN COITADA DLAKSJDLAJDA~SDJADDPAIDHGAPDIAHDPAIHDAP

      Eliminar